• Parceria entre Prefeitura e EPC constrói UBS em Embu das Artes
  • Parceria entre Prefeitura e EPC constrói UBS em Embu das Artes
  • Instalações da Unidade Básica de Saúde
  • Instalações da Unidade Básica de Saúde
  • Deputado Antonio Mentor, Cavalcante, Ministro Padilha e o prefeito Chico Brito durante inauguração da UBS
  • Aproximadamente 700 pessoas participaram da festa de inauguração
  • Cavalcante discursa: ´Essa é a função social da empresa, se unir ao poder público para trazer melhorias para a comunidade´
  • Ministro visita as instalações e fica impressionado com estrutura

Parceria entre Prefeitura e EPC constrói UBS em Embu - 27/03/2012

´O sonho se tornou realidade´.  A frase ecoava entre os moradores dos bairros Jardim Silvia, Santa Luzia e Tomé, município de Embu das Artes, na ensolarada manhã do sábado, último dia 10. Há mais de três décadas eles esperavam por um Posto de saúde na região.

Construída por meio de um convênio entre a Prefeitura e a EPC Empreendimentos Imobiliários, garantido em projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal, a nova unidade Básica de Saúde deve atender inicialmente 11 mil pessoas, informou a secretária de Saúde de Embu, Sandra Magali Fihlie, que em seguida anunciou: ´A nova UBS tem potencial para dobrar o atendimento e este é o nosso objetivo em médio e longo prazos´.

Com 1.300 metros quadrados de área construída a unidade está localizada na Estrada do Embu, no Jardim Silvia, e vai disponibilizar para a comunidade, inicialmente, clínico geral, pediatria e ginecologista. A secretaria Sandra disse que a UBS vai ancorar projeto piloto, já considerado modelo para o atendimento de saúde do município. Uma equipe técnica multidisciplinar com fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos e nutricionistas vai dar atendimento aos portadores de necessidades especiais, além do programa de assistência domiciliar batizado na cidade de ´Saúde em Casa´.

´Houve todo um contexto, relacionados à realidade de vida dos moradores, que interferiu sensivelmente no processo de implantação da UBS´ disse a médica e secretária da saúde.

Fim do pesadelo

Construída 100% com verba da iniciativa privada, no caso a EPC Empreendimentos - a prefeitura entrou apenas com o terreno - o novo posto foi inaugurado pelo Ministro da Saúde Alexandre Padilha, que veio de Brasília especialmente para a ocasião.

Também estiveram presentes os deputados federais Carlos Zarattini e Antonio Mentor, o ex prefeito de Embu das Artes e atual deputado estadual, Geraldo Cruz, todos do PT, mesmo partido do atual prefeito, Chico Brito. 

Ao falar da parceria o prefeito foi enfático, ´É possível construir equipamentos e prestar serviços públicos de qualidade´.

Mais de 700 moradores da região participaram da festa de inauguração. Dona Oscarina Alves Barbosa, moradora há 31 anos no Veredas das Tulipas, comemora: ´Antes eu tinha que subir uma rampa enorme para ir até o Jardim Tomé, era muito cansativo e desgastante´.

Olga da Silva não conteve a emoção. ´Há 30 anos eu esperava por isso. Estou muito feliz´, disse com olhos marejados. Diabética, dona Olga precisa fazer uso de insulina todos os dias e é obrigada ir ao posto para aplicar. ´Ficava com falta de ar para subir a rampa, um desespero´, completou.

´Há 34 anos moro aqui e há 34 espero por um posto no bairro´, disse Maria Pereira Mota. Com tristeza no olhar ela relembra que em janeiro perdeu o marido, que morreu de infarto ao subir a rampa para ir ao posto do Tomé, muito longe sua casa. ´Agora ninguém mais terá que passar por isso novamente´, se confortava.

´Essa é a realização de um sonho do povo´, repetiu Felipe Silva, presidente da Associação de Moradores do Jardim Silvia, durante a cerimônia.

´Eu me sinto honrado, a EPC se sente honrada em fazer parte de um projeto como esse´, disse Confúcio Cavalcante, diretor da EPC Empreendimentos. ´Essa é a função social da empresa, se unir ao poder público para trazer melhorias para a comunidade´, completou.

´Transformar a saúde é uma dificuldade. O Cavalcante é um empresário diferenciado´, frisou prefeito Chico Brito ao agradecer a EPC pela parceria, que resumiu a missão da Unidade Modelo numa frase: ´Aqui será uma casa de saúde, não de doença, será um local de promoção da saúde das pessoas´.

O ministro da saúde Alexandre Padilha, depois de descerrar a faixa de inauguração e conhecer todos os detalhes das instalações, disse em entrevista coletiva que ficou muito impressionado com a qualidade da nova unidade de saúde. Ele realçou a importância da parceria com a iniciativa privada, ´é uma grande saída, é muito importante para melhorar a qualidade da saúde e as prefeituras precisam aproveitar iniciativas como essa que presenciamos aqui, entre a prefeitura de Embu e a EPC Empreendimentos.´

´Os prefeitos e administradores no geral, negociam tudo com empresários quando vão fazer empreendimentos, menos investimentos na saúde. Está de parabéns o prefeito Chico Brito´, disse o Ministro, ressaltando que a UBS foi construída em tempo recorde, exatamente porque foi feita pela iniciativa privada, ´o que descarta burocracias de licitações e outros procedimentos´.

Por Sonia Marques 
Fotos: Gilmar de Almeida
fechar

Indique a um amigo

fechar

Receba as novidades da EPC por email

Corretor Pessoa Física
fechar

Quero que me liguem

fechar

Agende uma visita

fechar

Contato